Comparar Imóveis

Comparar
Só poderá comparar 4 imóveis em simultâneo. Caso adicione um novo imóvel o mesmo irá substituir o primeiro na lista de comparação.

Blog

Proteção sísmica da habitação

 O nosso país normalmente não sofre muito deste fenômeno natural, porém, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), são registados mais de mil sismos por ano. Por isso é essencial aprender cada detalhe, a importância de ter certificação sísmica e obviamente ter em conta sobre o mesmo quando compra uma habitação.

Novo balanço do sismo na fronteira Irão-Iraque dá conta de mais de 400  mortos

 Quando comprar uma casa deverá ter as seguintes preocupações: o risco sísmico da zona onde se situa o imóvel, como pode verificar se a construção seguiu as medidas antissísmicas estabelecidas por lei, se a certificação sísmica está entre os documentos obrigatórios e qual a relevância.

Certificação Sísmica

 Um certificado possibilita compreender até que nível de ação sísmica resiste a um possível incidente. Ainda não se sabe ao certo quando Portugal voltará a ser alvo de um sismo de grande dimensão. 

 Uma das regiões mais afetadas é a região de Lisboa, e este fenômeno normalmente emite uma repetição com regularidade variável. Um ocorrido destes em forte densidade poderá gerar concentração populacional, assim como de edifícios.

Terremotos: causas, intensidade, consequências - Brasil Escola

O que fazer antes de comprar casa

 Ainda não existe uma preocupação significativa da população em respeito a estas catástrofes naturais, como os sismos. Deverá ter em atenção o local que escolher, se é provável de ocorrer um acontecimento desses.

 Faça também a comparação da data de construção do edifício com o ano em que a legislação técnica entrou em vigor e acrescente uma margem de 2 anos, para garantir mais segurança.

Como projetar edifícios à prova de terremotos? | 360 Explica

Implementação da construção com elementos antissísmicos

 Solicite os elementos do projeto e certifique se existe ou estará prevista a análise sísmica do edifício. Esta costuma comparecer na memória descritiva e nas peças gráficas do projeto de estruturas. 

 O projeto será assinado por um engenheiro inscrito na ordem, pois, uma simples afirmação do vendedor dizendo ser um edifício antissísmico não é válida, deve ser sempre confirmada.

 Se houver uma certificação sísmica do edifício, anterior por uma entidade competente, que permitisse verificar que a regulamentação foi de facto cumprida era uma mais valia. 

 Se não tem esta certificação, antes de comprar a casa, faça uma pesquisa sobre todos os elementos para que possa conhecer as condições do imóvel. Pense também na possibilidade de contratar um seguro multirriscos habitação com cobertura de fenómenos sísmicos, o custo vai variar de acordo com a zona onde se situa a casa e o nível de risco.

 

Fonte: supercasa.pt

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.