Comparar Imóveis

Comparar
Só poderá comparar 4 imóveis em simultâneo. Caso adicione um novo imóvel o mesmo irá substituir o primeiro na lista de comparação.

Blog

Perguntas que deve fazer na compra de um imóvel!

Se está em processo de compra de uma casa , este artigo procura indicar-lhe quais as perguntas fundamentais que deve fazer ao consultor imobiliário referente a um imóvel que seja do seu interesse. São perguntas que vos permitam analisar a resposta e tomar uma decisão em consciência e mais acertada.

O que mais gosta neste imóvel?

O consultor imobiliário vê e visita inúmeros imóveis diariamente e indicará certamente os pontos mais fortes do imóvel e as características que mais o destacam e favorecem face à concorrência. Essas são as qualidades que terá no imóvel.

Existe algum detalhe que me possa trazer preocupações?

As qualidades são importantes, mas os defeitos são ainda mais. A resposta permitirá analisar gastos futuros, condicionantes e menos valias.

Quais, quando e porque foram feitas as ultimas obras no imóvel?

O estado do imóvel é fundamental para aferir necessidades futuras. Saber quais os pontos já intervencionados é fundamental, quando foram intervencionados permite perceber se está na altura de efectuar novamente outra intervenção e o motivo da intervenção permite analisar a existência de problemas no imóvel.

Se fosse para si, quais as intervenções que faria no imóvel e quanto isso custaria?

A resposta a esta questão permite perceber o quão profunda será a necessidade de intervenção no imóvel, seja ela estética seja ela mais técnica.

Qual a exposição solar do imóvel?

A orientação solar em que se encontra um imóvel é importante para aferir problemas futuros. Imóveis com predominância a norte, teêm menos exposição solar que os a sul, factores que farão da casa mais quente ou mais fria, com mais ou menos luz, com mais ou menos humidade, com mais ou menores necessidades de impermeabilizações em determinadas zonas.

Qual o valor e estado do condominio?

Os edifícios em propriedade horizontal têm de ter condominio organizado. É responsabilidade os condóminos manter as partes comuns. Por isso é importante perceber se o valor está dentro da média praticado, se todos os condóminos estão a cumprir com o seu dever e se o condominio está financeiramente confortável face ás exigências de manutenção que tem.

Existem obras futuras previstas e orçamentadas no condominio?

Se existirem obras é importante que perceba se os custos associados já estão em pagamento ou serão um investimento que terá de fazer.

Como é a vizinhança?

Saber com quem vai conviver e com o que pode contar é importante. Perceber se é uma zona mais residencial, comercial ou boémia pode influenciar o seu estilo de vida futuro. É essencial conhecer o comercio local, serviços, escolas, espaços de laser e associações presentes na comunidade. Procure também perceber que infra-estruturas futuras estão previstas.

Porque considera o valor de venda, um valor justo?

O consultor imobiliário é conhecedor do mercado e tem acesso a informação privilegiada, tanto por ser especialista no local ou pelas bases de dados profissionais, permitindo-lhe indicar o estudo de mercado e fontes que confortem a sua opinião e justificação do valor.

Qual a perspectiva de valorização do imóvel?

Perceber com a experiência do consultor imobiliário qual a perspectiva de valorização imobiliária na zona é importante. Não é que necessite ou tencione vender o bem, mas saber se o seu investimento terá um retorno futuro rentável é sempre uma mais valia.

Toda a documentação do imóvel está em ordem para fazer a venda?

Existem casos onde é importante perceber se o imóvel se encontra em condições de ser transacionado, embora seja dever do mediador confirmar tudo isso antes de o imóvel entrar no mercado, existem situações em que o imóvel possa estar em comercialização e alguma documentação ainda em tramite, no entanto a resposta permite-lhe gerir expectativas.

Qual o motivo da venda do imóvel?

Sendo uma pergunta mais pessoal, pode ajudar a despistar as motivações dos clientes vendedores e com isso acelerar o processo de negociação.

Deixa nos comentários outras questões que aches importantes e que não mencionei!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Seja o primeiro a recerer

as novidades

ESTEJA NA LINHA DA FRENTE DO QUE POR AQUI ACONTECE!