Nelson Favas

O CONSULTOR IMOBILIÁRIO NAS REDES SOCIAIS – PÁGINA PROFISSIONAL vs PESSOAL

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Este artigo reflete a minha opinião e experiência pessoal sobre o assunto, não querendo ser demasiado técnico e idealista. Não sendo um especialista, espero poder ajudar alguns dos profissionais do imobiliário a decidir a forma que melhor se adequa á sua realidade e decidirem a melhor forma de comunicar.

Posso mesmo começar por algumas questões, O quer para si? um Comprador/Vendedor ou um Cliente? Quem são os seus potenciais clientes? Quem quer que seja seu Cliente? Qual o seu objectivo em termos de comunicação On-line?

No meu caso eu quero Clientes. Os meus clientes são os compradores, vendedores, comentadores, curiosos, apreciadores, críticos, entusiastas, amigos, familiares, amigos dos amigos, a pessoa do outro lado do mundo que não faço a mínima ideia de quem seja, mas que acompanha o meu trabalho e me referência apenas porque quer, gosta ou lhe apetece.

Assim o meu objectivo de comunicação On-line, é levar ao maior numero de potenciais clientes, os imóveis que promovo, o trabalho que desenvolvo e como o desenvolvo, os artigos de ajuda que escrevo, tudo o que faço ao nível profissional. Quero comunicar com todos “os clientes” o que gosto de fazer e como o faço.

Se eu quero levar o meu trabalho ao mundo, então não posso permitir que exista um numero que limite a quantidade de pessoas que veem as minhas publicações. Então, em termos profissionais eu devo escolher as ferramentas para desenvolver os conteúdos que quero que cheguem aos meus clientes, sem limitações.

No Facebook:

  • Optei por página profissional porque:
    • Não tem limite de “seguidores”, nem limite de “fâs”
    • Permite-me criar conteúdo de variadas formas (Fotos, Videos, Albuns, Diretos, Ofertas, Eventos, Emprego, sondagens, etc…)
    • Amigos, conhecidos e desconhecidos, podem interagir, acompanhar e partilhar o meu conteúdo;
    • Permite ter Recomendações e Criticas de utilizadores;
    • Permite que entrem em contacto com a página sem serem meus amigos;
    • Permite que adicione gestores e editores de conteúdos;
    • Permite agendar publicações;
    • Permite promover publicações e atingir públicos alvos distintos;
    • Permite gerir compromissos On-line;
    • Permite ter separadores para dar a conhecer os serviços.
    • Permite medir o resultado das publicações nas estatísticas, para além dos “gostos” e comentários que as publicações têm;

A Pagina profissional conta actualmente com mais de 17350 seguidores e as publicações tem um alcance semanal frequente superior a 120000 utilizadores, com quem comunico regularmente e que muitos decidiram seguir o meu trabalho, decidiram permitir que o conteúdo que gero lhes chegue, muitos fazem parte do meu circulo de influência, mas a maioria chegou porque o que faço lhes interessa, interessou, pode vir a interessar ou conhecem alguém quem pode interessar.

Assim deixei que a pagina pessoal, que atingiu os 5000 amigos rapidamente, para os amigos, para os assuntos mais pessoais e familiares, para as partilhas de conteúdos que no meu grupo de amigos e conhecidos é interessante, mas que no meu âmbito profissional pouco ou nada interessa. Contudo, sempre que sinto necessidade, posso partilhar o conteúdo profissional para a pagina pessoal, serve como recordação ao CDI da minha actividade profissional, sim porque nem todos seguem a pagina profissional, nem todos querem estar frequentemente a receber o meu conteúdo profissional e respeito essa decisão, contudo, nunca deixarei de lhes recordar que estou por cá e que sou um profissional do imobiliário.

No Instagram:

  • Optei por fazer da minha conta uma conta única. O objectivo é chegar ao mais variado publico, nomeadamente publico de diferentes idades, para que acompanhem a minha marca pessoal, para que o meu nome seja desde sempre associado ao mercado imobiliário, mas também é a rede social, onde permito que todos os meus seguidores me conheçam enquanto pessoa que sou, permito que acompanhem um pouco da minha vida pessoal através de imagens, memes, ideias e é frequente utilizar as Histórias para conteúdos muito direccionados ao profissional, uma vez que acima dos 10000 seguidores é possível introduzir links diretos nas histórias.

No Instagram TV, os videos são apenas de conteúdos profissionais, o objectivo do canal é, a par do Youtube, partilhar conteúdos relacionados com a minha actividade profissional.

Assim, julgo que em termos profissionais, qualquer Consultor Imobiliário, deve ter pelo menos um canal de comunicação profissional, sendo ainda o Facebook a Rede Social, que alberga uma maior comunidade de pessoas que na actualidade e num futuro breve podem ser potenciais clientes, é ali que tem de estar a sua página profissional, com os conteúdos que considerem interessantes e apelativos para os seus potenciais clientes.

A decisão é sua, porém de acordo com a minha experiência, a página profissional, bem organizada, trabalhada, alimentada pode ser uma excelente fonte de leads, que podem ser qualificados e trabalhados num futuro.

 

Aproveite para ficar a conhecer um pouco mais sobre o meu trabalho nas redes sociais:

Facebook: https://www.facebook.com/Nelsonfavas.Consultor

Instagram: https://www.instagram.com/nelson.favas/

YouTube: http://yt.vu/+nelsonfavas

#nelsonfavasconsultor #ImóveisQueMarcam #DSMoita

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