fbpx

Comparar Imóveis

Comparar
Só poderá comparar 4 imóveis em simultâneo. Caso adicione um novo imóvel o mesmo irá substituir o primeiro na lista de comparação.

FAQs

SE TEM DÚVIDAS, ENCONTRE AQUI AS RESPOSTAS

PERGUNTAS FREQUENTES

Ao escolher uma mediadora que cuidados devo ter?

Certifique-se a mediadora imobiliária que escolher para o representar está legalmente habilitada para desenvolver a actividade através do site www.inci.pt (nos items Medição Imobiliária >> Consulta). O Instituto para a Construção e Imobiliário (INCI) é a entidade reguladora das actividades de Construção e Imobiliário em Portugal.

Porque devo ter um serviço de Mediação Imobiliária?

Um bom profissional vai aconselhar-nos sobre a melhor maneira de vender a casa, sobre o preço que se deve vender, uma boa ajuda com toda a logística e papelada do processo, embora este serviço seja visto como mais uma despesa, a verdade é que também traz vantagens uma vez que é a Agência que organiza as visitas à casa, seleciona e qualifica os interessados e procura ativamente potenciais compradores.

Ter mais do que um Mediador Imobiliário é melhor?

Não existe uma ciência exata, mas se o imóvel estiver em exclusividade, é lhe dada mais dedicação e por isso o tempo de venda é mais rápido.

Como posso fixar o preço correto de venda do meu imóvel?

A melhor forma é recorrer a uma mediadora, já que elas têm o conhecimento da evolução do mercado e a experiência de venda.

Porquê trabalhar com o Nelson Favas?

Cada caso é um caso, mas o entusiasmo, dedicação, honestidade, perseverança e profissionalismo que dou a cada caso é igual a como se fosse o primeiro, agora com a grande vantagem de já estar no mercado à mais de 11 anos, ter maior experiência e maturidade e onde constantemente me preocupei em ter formação, estar actualizado e melhor preparado para melhor representar cada cliente que em mim confia. Acresce ainda a minha paixão por áreas como o relacionamento interpessoal, o marketing, a fotografia e a comunicação que acredito que ao colocar essa minha paixão ao dispor dos clientes consigo acrescentar um valor inestimável para ele. Digo com frequência que não prometo vender nenhum imóvel, apenas prometo dar o melhor de mim em todos os casos para o fazer.

Que comissão cobra pela venda de um imóvel?

Os honorários a cobrar pelo meu serviço será sempre o que menor das suas preocupações, se concordarmos que serei uma mais valia para si e se atingir o seu objectivo. O comissionamento pelo nosso serviço é de 6% acrescido de IVA, nunca sendo o valor da comissão inferior a 6000€ + IVA.

Como é calculado o valor de venda de um imóvel?

O valor de venda de um imóvel varia consoante vários item’s, sendo que os que tem maior peso são o tipo de imóvel (Apartamento, Moradias, Terrenos urbanos, Terrenos rústicos, etc…), localização, tipologia (numero de assoalhadas), área (útil), estado atual e áreas dependentes (garagens, arrecadações, varandas, logradouros, etc…).

O apuramento do valor de venda actual faz-se pela comparação/cruzamento dos valores obtidos pelas formas de avaliação imobiliária, sendo elas o método do custo, método da comparação e o método da rentabilidade. O método do custo, resulta do custo do imóvel se fosse contruído em novo à data actual, o método de comparação resulta da comparação de imóveis transacionados com características semelhantes e o método da rentabilidade resulta do estudo da rentabilidade do imóvel.

A cada método tem de ser efectuado um estudo para se obter coeficientes, percentagens e valores atuais para se obteres resultados fidedignos.

A comparação/cruzamento de dois  dos resultados dos métodos permite-nos, com maior segurança, indicar o valor de venda de um imóvel à data actual.

Estou à pouco tempo em Portugal, posso comprar um imóvel?

Sim, Não é necessário ter visto de residência em Portugal para adquirir um imóvel, basta ter visto turista simples.

Resido no estrangeiro o que é necessário para comprar um imóvel?

Tanto Portugueses como estrangeiros podem comprar um imóvel em Portugal.

Documentos a ter em consideração são:

Cidadão Português:

  • Cópia do cartão de Identificação;
  • Número de inscrição fiscal (NIF)
  • Comprovativo de morada
  • Se for usar financiamento bancário: IRS, comprovativo dos 6 últimos ordenados, extratos bancários dos últimos 6 meses, cópia do contrato de trabalho.

 

Estrangeiros

  • Passaporte
  • Número de identificação fiscal Português (NIF)
  • Comprovativo de morada Actual

Todos estes documentos precisam ser autenticados pelo consulado de Portugal no país de origem. Facilita o processo se trabalhar com um Banco em Portugal.

Não é necessário ter visto de residência em Portugal. Basta ter visto turista simples.

Quero comprar um imóvel e vou recorrer a Crédito o que é necessário?

Deve saber que pela Lei Portuguesa apenas os Intermediários de Crédito devidamente autorizados pelo Banco de Portugal lhe podem apresentar soluções na concessão de crédito.

Os documentos necessários para analise de viabilidade financeira são:

  • Documento de identificação válido;
  • Mapa de responsabilidades do Banco de Portugal (pode obter no seguinte link: https://www.bportugal.pt/area-cidadao/formulario/227  com os acessos usados no portal das finanças.);
    IRS e respetiva nota e liquidação;
  • 3 últimos recibos de vencimento;
  • declaração de vinculo laboral, indicando o tipo de contrato, função e antiguidade;
  • Extratos bancários dos últimos 3 meses, com consulta de movimentos;

Quais as Vantagens de ter um Especialista em Imóveis na compra de um imóvel?

Um bom profissional vai aconselhar na melhor forma de comprar um imóvel, minimizar tempo com toda a logística e papelada do processo, colocará ao seu dispor todo o seu conhecimento e habilidade para conseguir identificar a melhor relação qualidade / preço para as suas necessidades, organiza-lhe as visitas aos imóveis pré-selecionados e é um especialista em negociação.

Quais as despesas que tenho ao comprar uma Casa?

Para adquirir um imóvel tem de se preparar para pagar a Escritura, Registos e Impostos. No caso de necessitar de recorrer a financiamento ainda acresce as despesas com o processo bancário.

Em geral terá de considerar:

Os Honorários da Escritura são variáveis de acordo com o local onde são celebradas, uma vez que Cartórios Notariais, Advogados, Solicitadores ou Conservatórias do Registo Predial, podem ter tabelas independentes para a realização do acto.

Os Registos são tabelados pelo Instituto dos Registos e do Notariado (IRN) e podem ser consultados em https://www.irn.mj.pt/IRN/sections/irn/legislacao/docs-legislacao/regulamento-emolumentar/. O valor dos registos varia de acordo com o tipo de escritura está a fazer. Se numa compra e venda sem recurso a financiamento apenas será feito o 1 registo, com o recurso a financiamento já são necessários 2 registos, 1 para a compra outro para a Hipoteca do imóvel a favor do banco.

Os Impostos, nomeadamente o Imposto Municipal sobre Transmissões Honorosas de Imóveis (IMT) e respectivo imposto Selo (IS) são calculados com base no valor do imóvel que se encontra a adquirir. É considerado para o cálculo o maior dos valores registados entre Valor Patrimonial do imóvel ou o Valor de Transação.

Se tem necessidade de recorrer a financiamento para a Aquisição, tem ainda de considerar o Imposto Selo, sobre o Crédito Habitação, bem como todos os custos com o processo bancário, ou seja, avaliação imobiliária, abertura de processo, emissão de documentos, etc… Estes valores variam de acordo com o Banco com que optou por se financiar.

Calcule o valor das despesas aqui.

Quanto tempo demora o processo de compra?

Tem de ter alguns fatores em consideração, os mais comuns são se irá ou não recorrer a financiamento e se o imóvel que está a comprar têm ou não uma hipoteca associada.

No pedido de cancelamento de hipoteca de um imóvel, normalmente, o banco que o emite tem 10 dias úteis para o fazer.

Se não recorrer a financiamento e o imóvel que está a adquirir não tenha nenhuma hipoteca ou outras responsabilidades associadas, a escritura pode ser imediata, de acordo com a disponibilidade de todos os intervenientes.

Se recorrer a Financiamento, pode depender de caso para caso, contudo numa situação normal, terá de ter em conta que passará pelos seguintes momentos, Reunir Documentos, Analise e Aprovação Financeira, Avaliação do imóvel, Emissão das Cartas de Aprovação, Período de reflexão para aceitação das condições de contratação do crédito, Aceitação de Seguros, Agendamento de escritura, Cancelamento de Hipoteca.

A olhar à minha experiência, um processo normal, com financiamento e cancelamento de hipoteca, pode demorar entre 15 a 50 dias, no entanto depende sempre de caso para caso.

Recorrer a um Agente Imobiliário acelera o processo?

Sim, exatamente pelo conhecimento do meio e pelo plano de vendas que podem fazer ao imóvel, colocando-o em várias plataformas de venda, como por exemplo a Internet e montra da agência.

Quais as vantagens de ter um Especialista em Imóveis na venda de um imóvel?

Um bom profissional vai aconselhar na melhor forma de venda de um imóvel, minimizar tempo com toda a logística e papelada do processo, colocará ao seu dispor todo o seu conhecimento e habilidade para conseguir identificar a melhor relação preço/tempo de venda de acordo com as suas necessidades, identifica e qualifica potenciais compradores, sabe onde e como deve promover o seu imóvel, preparará a comercialização do seu imóvel com os melhores argumentos de venda, preservará a sua identidade, organiza as visitas ao seu imóvel e é um perito em negociação, pelo que saberá o representar da melhor forma defendendo os seus interesses.

Que documentos necessito para vender a minha casa?

  • Cópia do cartão de Identificação dos proprietários
  • Caderneta Predial
  • Certidão do Registo Predial
  • Cópia da Licença de Utilização
  • Cópia da planta do imóvel
  • Ficha Técnica de Habitação (para imóveis com licença de habitação posterior a Agosto de 2004)
  • Certificado Energético

Seja o primeiro a recerer

as novidades

ESTEJA NA LINHA DA FRENTE DO QUE POR AQUI ACONTECE!